- Área: 647 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Kyungsub Shin
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Fabricantes: Hafele, Lime, RHEINZINK, pine-wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência culminou após seis anos de busca para determinar seu arquiteto, Homin Kim. O crédito da exitosa realização desta tarefa mostra a ambiciosa visão de Kim em situar uma residência moderna que enfrente uma paisagem desafiante, respaldada pelo apoio e confiança do cliente.
A característica mais marcante dessa residência é sua cobertura inclinada em um ângulo que racionaliza as paredes como uma só unidade. A fim de não optar pelo conceito convencional de cobertura, beirais e a adoção de venezianas de madeira exteriores, o volume da residência se dispersa em sua profundidade.
O espaço oco criado abaixo do teto inclinado e as paredes verticais estão desenhados para servir não somente como uma camada de isolamento, melhorando a eficiência energética, mas também como espaço de armazenamento adicional.
Outra característica notável da residência é o uso de janelas na esquina. Uma vez confirmado o desenho das habitações, os cantos ficaram expostos ao instalar janelas de tipo caixa. As habitações e o tamanho das janelas da esquina foram estrategicamente estabelecidos para beneficiar-se ao máximo das espetaculares paisagens.
Também é manifestado o elemento mais importante do conceito espacial: o microespaço. As janelas da esquina funcionam como espaço mas também criam uma área dentro da habitação que não é separada por qualquer limite físico como as paredes. A sala pode aparecer como um espaço, porém podemos perceber claramente que existe um cômodo independente. Kim era consciente do desejo do cliente em encontrar um espaço acolhedor e útil na esquina independentemente do tamanho.
O projeto dessa residência foi um processo de busca por soluções criativas para trabalhar com elementos aparentemente conflitivos como a eficiência e o estilo, a função e a forma, a necessidade e a redundância. Os fatores que podem parecer irrelevantes foram destinados a funções críticas em um contexto maior. Kim destacou que o projeto foi sua tentativa de desafiar o dogma do modernismo de que "a forma segue a função" propondo alternativas criativas.